Muc

Museu da Cadeira Brasileira – MuC
www.muc.org.br
@museudacadeirabrasileira.muc

O Museu da Cadeira Brasileira – MuC é uma associação sem fins lucrativos, oficializada em 2016, com o objetivo de promover, incentivar e divulgar a cultura, as artes, a preservação e a conservação do Patrimônio Cultural da Cadeira em seu amplo sentido antrópico. A associação é formada por um grupo de agentes com diversidade de perfis e experiências, tanto no meio acadêmico quanto na pluralidade da atuação cultural.

A ideia de criação do Museu da Cadeira Brasileira – MuC surgiu em 2006, a partir da aquisição das primeiras peças do acervo. Trata-se de um objeto que representa um importante elemento no design brasileiro, principalmente as cadeiras da fase modernista, onde surge uma grande diversidade de criadores e criações. O objeto “cadeira” contém uma extensa possibilidade de narrativas de cunho histórico, bem como retrata a evolução cultural registrada em seu aspecto formal e material. A história da cadeira brasileira, pelo viés antropológico, propõe um diálogo social, cultural, político e econômico nacional.

As ações que norteiam o planejamento museológico têm como premissa o ensino, a pesquisa, a produção artística e a divulgação da cultura. Voltada à educação patrimonial, com exposições de acervo e um centro de pesquisa integrado, a iniciativa permitirá a criação de um sistema de consulta aberto à indústria, comércio, escolas, estudantes e público em geral.

Com o apoio da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, estamos habitando o espaço Solão Vivácqua, localizado no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, na Rua Gonçalves Dias, nº 1218, com vistas a sediar o MuC – Museu da Cadeira Brasileira, que em breve estará de portas abertas ao público. Entre as instituições e pessoas do cenário cultural de Minas Gerais e do Brasil, destacamos o apoio e atenção oferecidos pelos órgãos responsáveis pela cultura no estado.

Estamos em um momento especial de nossa trajetória, firmando esta parceria com a Escola de Design – Universidade do Estado de Minas Gerais. O 1º Congresso Internacional de Moda e Economia Criativa, o CIMEC, representa uma porta aberta para o futuro, não apenas para a união das duas entidades envolvidas, mas também para as entidades corporativas, os patrocinadores, nosso patrocinador Master, a CEMIG, o Circuito Liberdade e a Fundação Clóvis Salgado. Ganham toda a comunidade acadêmica mineira, a nacional e a internacional. Ganhamos todos.

Discutir o saber atual significa melhorar a qualidade de vida no futuro. Prosseguimos com a certeza de superar os obstáculos naturais que se apresentam em qualquer caminho onde se projetam os sonhos, sempre na esperança de uma boa trajetória e de uma passagem enriquecedora. As somas que o destino nos apresenta significam nossa esperança para que, na companhia certa, possamos alcançar o objetivo comum, contribuindo para o desenvolvimento e o bem-estar social.