O objetivo desse GT é apresentar reflexões acerca da potência multidisciplinar do Design de Ambientes, no desenvolvimento de projetos, que vislumbrem novas sociabilidades e diferentes modos de apropriação e interatividade em espaços urbanos e em territórios periféricos. Também contempla interfaces com outras áreas de conhecimento, em articulação com a intersetorialidade da Moda, a fim de integrar ações, que possibilitem a criação de ambientes inclusivos e descentralizados (Museus, Centros Culturais, Espaços Coletivos etc).
Palavras-Chave: Design de Ambientes – Sociabilidades – Design Social – Espaços Criativos – Ambientações Inclusivas
Referências
ABREU, Simone Maria Brandão Marques. Aspectos subjetivos relacionados ao Design de Ambientes: um desafio no processo projetual. Dissertação (Mestrado em Design), Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
MANZINI, Ezio. Design para inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-Papers, 2008.
REZENDE, Edson José Carpintero (Org.) Desing de Ambientes em Pauta. Volume 01. Curitiba : CRV, 2020. JEFFERSON, Alfredo; FRANZATO, Carlo; DEL GAUDIO, Chiara (Org.) Ecovisões projetuais: pesquisa em design e sustentabilidade no Brasil. 1. ed. São Paulo: Blücher, 2017