Políticas Públicas Culturais, Moda & Intersetorialidade (Profª Dra. Lucy Carlinda da Rocha de Niemeyer/ ESDI/UERJ)

Considerando-se que as políticas públicas culturais na Moda acontecem pela sua inserção no âmbito da Economia Criativa, esse GT objetiva estimular debates acerca das políticas públicas específicas para o Setor da Moda, em suas dimensões éticas, estéticas, sociais, culturais e ambientais, incluindo sua vocação intersetorial para diálogar com outros campos culturais. O GT também compreende propostas que perscrutem as contraditórias concepções internacionais de “Economia Criativa”, para o contexto brasileiro, bem como debater a transversalidade do Setor com as mais diferentes áreas do governo, de tal modo a ativar seu potencial na Economia Criativ, tendo por base o documento das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Comércio (UNCTAD, 2010), o Relatório da Economia Criativa no Brasil (REC, 2010) e a pesquisa Economia e Cultura de Moda no Brasil (ECMB, 2011), referências cânones para a formulação de diretrizes para a construção de planos setoriais da Moda. Além disso, o tema desse GT está na agenda da mídia e do governo, com a recém-lançada Política Nacional de Economia Criativa.

Palavras-Chave: Políticas Públicas Culturais – Moda – Intersetorialidade – Transversalidade – Política Nacional de Economia Criativa

Referências

ALVES, Elder Paiva Maia & SOUZA, Carlos Alexsandro de Carvalho. A economia criativa no Brasil: o capitalismo cultural brasileiro contemporâneo. In: Latitude, v. 6, n. 2, p. 119-173, 2012.

INSTITUTO DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS, CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICAS CULTURAIS (CNPC), SECRETARIA EXECUTIVA E SECRETARIA DE POLÍTICAS CULTURAIS DO MINISTÉRIO DA CULTURA. Economia e Cultura da Moda no Brasil. 2011. Disponível em: < Pesquisa-Economia-e- Cultura-da-Moda-2012.pdf (iniciativacultural.org.br)>.

LEITÃO, Cláudia; MACHADO, Ana Flávia (Orgs). Por um Brasil criativo: significados, desafios e perspectivas da economia criativa brasileira. Belo Horizonte : Código Editora, 2016.

PLANO SETORIAL DA MODA. Conselho Nacional de Políticas Públicas Culturais/Ministério da Cultura. PlanoSetorialdaModa_revisado (2).pdf. UNCTAD/Conferência das Nações Unidas para Comércio e desenvolvimento. Relatório de Economia Criativa 2010. Disponível em: < Relatório de EconomiaCriativa 2010 (unctad.org)>.

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