Moda, Memória, Patrimônio Cultural & Cidade Criativa (Profª Dra. Maria Paula Guimarães/ ED – UEMG)

As relações da Moda, como memória e patrimônio cultural, com as concepções de Cidade Criativa é o tema central desse GT, cujos trabalhos abordem questões que envolvam a manutenção e a salvaguarda de costumes, saberes e tradições regionais, em abordagens histórico-antropológicas; e as inovações e expressões contemporâneas, que fazem parte da (contraditória) noção de uma “identidade multicultural” da sociedade brasileira. As discussões desse GT se estendem para a melhor compreeensão da Moda enquanto fenômemo constituinte de um certa identidade cultural da Cidade, em que percepções de uma Cidade Criativa se revelam potentes, mas não menos conflitantes, para que tradição e contemporaneidade se entreteçam. Incluem também questionamentos que envolvam o pensamento decolonial nas próprias concepções de moda, patrimônio cultural e memória, entre outras conexões afins.

Palavras-Chave: Moda – Memória – Patrimônio Cultural – Cidade Criativa – Identidade Cultural – Pensamento Decolonial

Referências

CALANCA, Daniela. Moda e Patrimônio Cultural entre imaginários sociais e práticas coletivas na comporaneidade. Dossiê Moda & História. Rev. Hist. (São Paulo), n. 178, 2019. < scielo.br/j/rh/a/XxCWP9ZHFqNXz79wTq4vMPv/?format=pdf&lang=pt>

DENIS, Rafael Cardoso. Design, cultura material e o fetichismo dos objetos – Acros, v.1, numero único, p.14-39, outubro de 1998.

DEPINÉ, Ágatha. O ambiente da cidade criativa: da arte à participação. VIA REVISTA – Cidades Criativas. < revistaVIA-6-ed.pdf (ufsc.br)>

LANDRY, Charles. As origens e futuro da cidade criativa. São Paulo: SESI, 2013.

MIGNOLO, Walter. Aesthesis decolonial. Calle 14, Revista de Investigación em el campo del arte, v. 4, n.4, 2010.<(69)Aesthesis decolonial|Walter Mignolo- Academia.edu>. Acesso em: 10.jul.2024

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