Experimentações em Moda Autoral (Profª Dra. Raquel Pereira Canaan/SEBRAE-MG)

Esse Grupo de Trabalho tem interesse em propostas experimentais acadêmicas e profissionais de criativos, novos ou já consolidados no mercado, que apresentem discussões sobre processos criativos, cujas Coleções tratem de diferentes usos de materiais, ressignificação de matérias-primas, eco-design em vestuários, acessórios e calçados, wearables, aplicação da Inteligência Artificial em processos criativos, inovações estético-tecnológicas em moda agênero, moda para pessoas com deficiência (PCD), moda plus-size, moda afro-brasileira, moda indígena etc, inclusive, como expressões de resistência a um sistema de moda ainda esteticamente colonizado. Estende-se as reflexões teórico-práticas para o campo da Comunicação, como o Jornalismo Cultural de Moda e a Crítica Setorial, em suas potências e limitações para análises independentes, a despeito da crise de espaço público para suas atividades cotidianas. É um GT, portanto, que vai priorizar o exercício experimental da liberdade crítico-criativa, cujos trabalhos fomentem novos olhares emancipatórios para a Moda.

Palavras-Chave: Moda Autoral – Experimentações – Eco-Design – Liberdade Criativa – Jornalismo Cultural e Crítica de Moda

Referências

BRAGA, João & PRADO, Luís André do. História da moda no Brasil: das influências às autorreferências. São Paulo: Pyxis Editorial, 2011.

CASTILHO, Kathia; ORTIZ, Rogério. Processo criativo do “Moda para Todos”. Uma experiência criativa e colaborativa com o designer João Pimenta. Revista D`Obras. vol, 11, n.2018

CHRISTO, Débora Chagas. Designer de moda ou estilista? Pequena reflexão sobre a relação entre noções e valores do campo da arte, do design e da moda. In: Dorotéia Baduy Pires. (Org.). Design de moda: olhares diversos. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2008.

LONGARÇO, Marcia Quando a moda é genial: 80 obras-primas em detalhes, 1th ed., São Paulo: Gustavo Gili, 2014.

PAIVA, Alessandra Simões. A virada decolonial na arte brasileira. São Paulo: Mireveja Ltda, 2022.

PITOMBO, Renata. Moda e Crítica: Prazer, Julgamento e Avaliação. Editora EDUFBA, 2022.

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