O pensamento decolonial nas áreas do Design e da Moda ainda é recente, mas premente na formação superior, cujo desafio epistêmico e pedagógico é trazer inflexões que envolvam outras concepções, abordagens, revisões, modelos, práticas e interpretações sobre processos de ensino e aprendizagem, que contemplem novas perspectivas teórico-práticas. Assim, esse GT vai congregar discussões sobre a introdução do pensamento decolonial nas matrizes curriculares de ensino superior em Moda e Design, a partir de questionamentos acerca de “colonialismos de saberes”. Também vai privilegiar trabalhos que apresentem propostas interdisciplinares e projetos pedagógicos, em novas experimentações educativas e criativas, ao dialogar com outras epistemologias contemporânias, que valorizam conhecimentos ancestrais e vivências cotidianas, em um movimento crítico contínuo da própria práxis pedagógica: consensos possíveis e dissensos necessários.
Palavras-Chave: Ensino Superior em Moda e Design – Pensamento Crítico Decolonial – Experimentações Educativas e Criativas – Práxis Pedagógico – Colonialismos de Saberes
Referências
LIMA, Verena Ferreira Tidei de. Ensino Superior em Design de Moda no Brasil: práxis e (is)sustentabilidade. Tese (Doutorado) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2018. < tese_final-com_capa.indd (usp.br).
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: Lander, Edgardo. (org.) A Colonialidade do Saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas Latino-americanas. Clacso, Consejo Latinoamericano de Ciências Socialies, Ciudad Autônoma de Buenos Aires, Argentina, 2005
SANTOS, Heloisa Helena de Oliveira. Moda e economia criativa: políticas culturais no Brasil contemporâneo. Ciências Sociais Unisinos 50(3):194-205, setembro/dezembro 2014. Disponível em:<Moda_e_economia_criativa_politicas_culturais_no_Br.pdf>. Acesso em: 15.jul.2024.
. Economia criativa e (Design de) moda: perspectivas globais e tomadas de posição locais no Brasil contemporâneo / Heloisa Helena de Oliveira Santos; orientador: Alberto Cipiniuk, 2015. Disponível em: <29514.PDF (puc-rio.br)>.
SERPA, Bibiana; MELIANDE, Clara de Souza Rocha; BATISTA E SILVA, Sâmia. Design e decolonialidade: aproximações possíveis em busca de outras práticas e teorias. 6º Simpósio de Pós-Graduação em Design da Esdi. Rio de Janeiro, 4 a 7 de novembro de 2020.