Investigar as implicações éticas, políticas, sociais, ambientais e culturais do Fast-Fashion, no contexto da Economia Criativa, é o objetivo precípio desse GT, que visa a problematizar as dialéticas entre esse modelo complexo de produção de estilo midiático e de consumo de roupas em massa, e as concepções de Mercado
Criativo, no que tange aos princípios da sustentabilidade, da inclusão social e da diversidade, incluindo a disputa política e simbólica em torno do próprio conceito de criatividade, sob o viés dos diretos humanos.
Palavras-Chave: Fast-Fashion – Dilemas Éticos – Sustentabilidade – Estilo e Consumo Cultural de Massa – Criatividade e Direitos Humanos
Referências
BERLIM, Lilyan. Transformações no campo da moda: crítica ética e estética. Tese (doutorado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais. 2016.
ERNER, Guillaume. Vítimas da moda? Como a criamos, por que a seguimos. Tradução de Eric Roland René Heneault. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.
CIETTA, Enrico. A revolução do fast fashion: estratégias e modelos organizativos para competir nas indústrias híbridas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010. SALCEDO, Elena. Moda ética para um futuro sustentável. Editorial Gustavo Gilli: Barcelona, 2014.