O GT propõe explorar e analisar as possibilidades de inovação no Design de Moda mediadas por tecnologias emergentes (Inteligência Artificial, Projeto e Manufatura Digital, Realidades Expandidas e Blockchain). O foco estará no debate sobre o papel do designer frente aos novos recursos de automação, dataficação e virtualização, considerando criticamente a potencial reconfiguração dos processos de criação, produção e experiência do consumidor. As discussões desejadas incluem os desafios éticos, os limites e as oportunidades da transformação digital de processos tradicionais na Indústria da Moda 5.0, incentivando reflexões sobre a interação humano-computador, o manejo de dados, a sustentabilidade ambiental e as tendências futuras para o desenvolvimento de produtos e serviços no setor.
Palavras-chave: Tecnologias Emergentes – Transformação Digital – Inteligência Artificial – Realidades Expandidas – Dataficação – Virtualização – Indústria 5.0
Referências:
AMORIM, W. G.; BOLDT, R. S. Moda Virtual: Aceleração no processo de Transformação Digital devido à pandemia de COVID-19. In: Colóquio Internacional de Design. Belo Horizonte, 2020.
ARMSTRONG, H. Big Data, Big Design: Why Designers Should Care about Artificial Intelligence. New York: Princeton Architectural Press, 2021.
LUCE L. Artificial Intelligence for Fashion: How AI is Revolutionizing the Fashion Industry. San Francisco: Apress, 2019.
VERGANTI, R.; VENDRAMINELLI, L.; IANSITI, M. Innovation and Design in the age of Artificial Intelligence. In: Journal of product innovation management, v. 37, n. 3, p. 212-227, 2020.