Temáticas dos Grupos de Trabalho (GTs)
Entre as atividades que pretendem instigar o pensamento crítico estão os Grupos de Trabalho (GTs), cujos eixos temáticos buscam contemplar as múltiplas articulações entre as áreas da Moda e do Design, no âmbito da Economia
Criativa. O objetivo é oferecer espaços de interlocução, nos quais o debate coletivo sobre os resultados das pesquisas de seus participantes contribua tanto para o seu acurado desenvolvimento reflexivo (e inflexivo) quanto para a formação crítica de novos pesquisadores. Ao final, os trabalhos apresentados serão publicados em formato de E-Book, em PDF, com certificação digital DOI, utilizado pela a plataforma lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Nesses termos, o I Congresso Internacional de Moda & Economia Criativa da Escola de Design – UEMG convida à submissão de trabalhos com ênfase em investigações relevantes, originais e não publicadas anteriormente. As temáticas dos GTs intentam refletir o caráter inter e transdisciplinar do I CIMEC, ao buscar explorar as relações entre Moda & Economia Criativa, sob múltiplas perspectivas (social, cultural, político, ético, estético, comunicacional, artístico, design etc), de sorte a reunir diferentes abordagens e pontos de vista nas discussões a serem promovidas:
Comitê Internacional:
Comitê Nacional:
Sustentabilidade & Soluções Criativas em Design de Produtos Têxteis
Julia Baruque – EACH/USP
Promove práticas sustentáveis e inovadoras no design têxtil, focando em soluções que minimizem impactos ambientais.
Espaços Criativos, Moda e Design Social
Simone Marques – ED/UEMG
Explora como moda e design podem transformar comunidades e promover inclusão social através de espaços criativos.
Design Gráfico, Economia Circular & Transparência na Comunicação de Marcas de Moda
Rosangêla Miriam – ED/UEMG
Fomenta a transparência e práticas de economia circular em marcas de moda, utilizando design gráfico como ferramenta central.
Artes Visuais, Economia Criativa & Poéticas Decoloniais
Antônio Fernando – FUMEC/BH
Aborda a interseção entre artes visuais e economia criativa com um enfoque em práticas decoloniais.
Políticas Públicas Culturais, Moda Intersetorialidade
Lucy Niemeyer – ESDI/UERJ
Discute a integração da moda nas políticas públicas culturais, destacando sua intersetorialidade.
Moda, Memória, Patrimônio Cultural & Cidade Criativa
Raquel Canaan – SEBRAE/MG
Investiga a relação entre moda, memória e patrimônio cultural, contribuindo para o desenvolvimento de cidades criativas.
Direito da Moda (Fashion Law) & Economia Criativa
Dra. Carolina Ângelo Montolli/Fundação João Pinheiro)
Examina os aspectos legais da moda e como eles influenciam a economia criativa.
Dilemas Éticos e Culturais do Fast-Fashion para a Economia Criativa
Analisa os desafios éticos e culturais do fast-fashion no contexto da economia criativa.
Moda, Feminismo & Empreendedorismo
Francisca Dantas (Tita) – EACH/USP
Promove o diálogo entre moda, feminismo e empreendedorismo, destacando iniciativas de empoderamento feminino.
Tecnologias Emergentes e Transformação Digital na Economia Criativa
Wadson Amorim – ED/UEMG
Explora como tecnologias emergentes estão transformando a economia criativa e o setor da moda.
Experimentações em Moda Autoral
Profª Dra. Raquel Pereira Canaan/SEBRAE-MG
Incentiva experimentações criativas em moda autoral, valorizando a originalidade e a inovação.
Pensamento Crítico-Decolonial no Ensino Superior em Moda & Design
Vitória Régia – FAE/UEMG
Propõe uma abordagem crítica e decolonial no ensino de moda e design, desafiando paradigmas tradicionais.